Arregaçando as mangas
Todo último sábado do mês, o grupo Tromba d´Água se reúne para avaliar e traçar os
principais pontos que irão nortear a proposta política do grupo para as próximas eleições do Sindaema. Até o final de abril, a composição da Chapa deverá estar definida. O trabalhador que ainda não se filiou, tem até o dia 30 de abril para fazê-lo, assim poderá votar e ser votado no processo eleitoral. Participe você também das mudanças em seu sindicato. O cenário político e econômico exige que o trabalhador esteja organizado e inserido nas discussões dos grandes temas do mundo do trabalho. Não fique de braços cruzados. Venha ser protagonista também dessa mudança.


Curtas


Rasgaram o Estatuto do Sindicato!!! Mais uma vez a atual gestão do Sindaema ignora o estatuto da entidade e decide contratar o neto de um dos diretores para prestar serviços à entidade. Moralidade e ética não constam na cartilha desses diretores. Enquanto a sociedade luta para acabar com o nepotismo, nossa entidade e seus gestores caminham na contramão. O artigo 132 do estatuto em seu Parágrafo único diz: não poderão ser contratados funcionários que sejam cônjuges e parentes de 2º grau dos diretores do sindicato... A demissão de duas antigas funcionárias da entidade para abrigar parentes da diretoria mostra a forma equivocada da gestão do nosso Sindicato. Lamentável!

A atual gestão resolveu abrir o cofre do Sindicato e emprestar 8 mil reais para uma diretora da entidade. É mole !!! Afinal esse empréstimo foi discutido, deliberado pela atual diretoria, ou apenas pelo presidente e o tesoureiro. Consta no balanço da entidade? Enquanto isso, os trabalhadores enfrentam a burocracia para liberação de empréstimos com margem consignável reduzida e taxas de juros de mercado. Aliás, a categoria gostaria de conhecer os termos e facilidades deste contrato. Imaginem se isso virar moda? É a política de privilégios. Imoral!!!


Falando em finanças. A prestação de contas do Sindaema foi um fiasco. Não houve comunicação e nem vontade de mobilizar os trabalhadores. Apenas quatro associados participaram, e desses quatro dois eram diretores da entidade, sendo que dois associados se abstiveram de votar pela aprovação das contas. Eles defenderam a realização de uma nova assembléia, entretanto, os dois diretores do Sindicato presentes não concordaram com este encaminhamento. Será que as contas foram aprovadas com os votos desses dois diretores sindicais? Que estranho... assembleia sem a presença da categoria, nem da diretoria do sindaema, muito menos do conselho fiscal. Mais uma vez faltou transparência. É dinheiro nosso companheirada!!!
Silêncio total


Enquanto nossos dirigentes sindicais fazem de conta que trabalham em favor do trabalhador, a Cesan aproveita para reduzir e até mesmo cortar benefícios conquistados com muito esforço pela categoria. Foi assim com a “proporcionalidade” da cesta natalina, incorporada no último Acordo Coletivo sem a aprovação dos trabalhadores, pauta que sequer foi para a mesa de negociação conforme esclareceu a carta aberta feita por parte de membros da comissão de negociação, em dezembro do ano passado. A proporcionalidade foi acordada por baixo dos panos, prejudicando
dezenas de trabalhadores. Uma violência. Faltou ética e respeito a categoria. A Cesan interrompeu o reembolso dos convênios firmados pelo Sindicato com farmácias e óticas há mais de 20 anos. Os convênios eram mais uma opção para o trabalhador adquirir, sem burocracia, medicamentos e óculos de grau, arcando com os custos dessas despesas com seu próprio dinheiro, e estas despesas não eram reembolsáveis pela Cesan. Outro saco de maldade empurrado goela abaixo do trabalhador foi a redução da margem consignável e o limite de compras. Todas essas decisões foram tomadas diante do imobilismo dos gestores sindicais. Que passivamente aceitam tais imposições patronais. De qual lado está o nosso Sindicato? Você imagina qual
?


Depois de um ano de grande expectativa e acompanhamento dos indicadores e metas
do GER, finalmente uma boa notícia: O Conselho da empresa aprovou o pagamento
de dois salários a título de participação nos lucros e resultados, recebido por todos
no ultimo dia 15. O grupo Tromba d’ Água que sempre defendeu a Empresa Pública de Qualidade parabeniza todos os trabalhadores pelo empenho e dedicação. A gestão pública pode sim ser produtiva, lucrativa, eficiente e os trabalhadores da Cesan já provaram que isso é possível. Participam da Comissão Paritária representando os trabalhadores, seis associados da entidade, sendo que quatro integram o Gupo Tromba d´Àgua, são eles: Adailson, José Guilherme, Jonas Admiral, Kalmerson. Desde 2006, eles atuam na comissão defendendo mudanças significativas na definição dessas metas tornando possível atingir a pontuação necessária para conquistar essa grande vitória. Isso mostra que o Tromba d´Água é uma oposição construtiva e ativa!

Comentários

  1. Devaldo:
    Parabéns pelo jornal! Pesquizei na internet e aprovei.

    Oswaldir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário