QUILOMBOS

FRENTE NEGRA CAMPO CIDADE

CONVOCAÇÃO

As Comunidades Quilombolas do Estado do Espirito se encontram absolutamente desamparadas pelos Governos Estadual e Federal e mais grave que estamos assistindo um total desrespeito dos direitos humanos das populações quilombolas. O Estado Brasileiro, seja a União, o Estado e os municipios onde se desenvolve a luta quilombola, ao invés de ser um dos principais agentes violadores dos direitos fundamentais destes povos originais deveria, por outra via, garantir as politicas de segurança e promover a justiça social. A principal conseqüência desta omissão institucional é o progressivo isolamento político e social das comunidades quilombolas, requerendo dos movimentos sociais urbanos uma ação coletiva de apoio a luta ancestral destas populações negras que (sobre) vivem nos rincões do Espírito Santo. É neste contexto, que a Frente Negra Campo Cidade se constitui numa articulação dos movimentos negros, urbano e rural, pluralizado com diversas entidades dos movimentos sociais capixabas sensíveis a causa quilombola.

A rede de solidariedade proposta pela Frente Negra Campo e Cidade em apoio a luta quilombola, também se expressa na realização de atividades que denunciem esta situação de agressão e desrespeito aos direitos constitucionais das comunidades quilombolas principalmente no que se refere a titulação de suas terras e a garantia da permanencia do seu universo simbolico e cultural. Neste sentido a Frente Negra Campo Cidade, em conjunto com militantes urbanos e entidades dos movimentos sociais capixaba estarão realizando, no proximo dia 13 de maio de 2010, dia da abolição inacabada da escravatura no Brasil, uma grande manifestação de apoio a luta quilombola no centro da Capital.

Para organização do ato convidamos a tod@s para uma reunião da Frente Negra Campo Cidade, no dia 22 de abril de 2010 (proxima quinta feira), as 19:00 horas, na sede do Elimu, localizado na Praça Costa Pereira, Ed. Vitor Meirelles, 7º andar (ao lado da Otica do Povo).

Compareçam tod@s pois a sua contribuição será de fundamental importancia no avanço da luta dos nossos irmãos rurais.

Favor ampliar a divulgação.

Comentários