NOTA DO SINTUFES



Nota de repúdio à ação do BME em Barra do Riacho


O Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes) repudia veementemente a violência do Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar (BME) - e de todas as demais autoridades envolvidas no caso - na ação de desapropriação de terra, realizada na quarta-feira, 18 de maio, em Barra do Riacho, Aracruz.
A ação contra cerca de 300 famílias, aproximadamente 1.500 pessoas, dentre elas pelo menos 400 crianças, contou com atiradores de elite, helicóptero, cavalaria, bombas de gás, tiros de borracha, gritos de guerra, tratores, ofensas, humilhações, ameaças. Foram 400 homens da PM do ES em nome de uma reintegração de posse da prefeitura de Aracruz.
Nenhuma razão pode ser usada como defesa para essa ação de guerra contra cidadãos que lutavam por terra e moradia.
Ações como essa expõe uma grande contradição. Elas apenas são utilizadas contra a população mais pobre, enquanto os ricos e poderosos deste país cometem crimes e usufruem de regalias e privilégios. E na maioria das vezes não “prestam contas” à Justiça.
O Sintufes cobra das autoridades uma rigorosa apuração dos fatos ocorridos em Barra do Riacho e que os culpados sejam punidos, para que casos como esse jamais se repitam.
Diretoria do Sintufes
Vitória, 23 de maio de 2011

Comentários