Paulo Ruy BARRA PROFESSOR NO IEMA

Júlio Pompeu

Fui censurado (veja a notícia). Uma palestra minha no IEMA em Vitória (ES) foi proibida pelo Secretário de Meio Ambiente pouco antes do evento. Falaria de ética no serviço público. Mais precisamente de Maquiavel e do conflito ético entre princípios e responsabilidades. Isso assustou o Secretário. Achou que eu falaria mal do governo ou, quem sabe, dele. Não falaria. Dou palestras, não faço fofoca em público. Em todo caso, fiquei lisonjeado. Afinal, censurar-me significa aribuir às minhas palavras um poder, um potencial perigo que, realmente, acredito que não tenho.
Agradeço a importância que me foi atribuída, realmente nunca pensei que um Secretário de Estado fosse se preocupar com uma palestra minha. Mas, apesar da lisonja, a censura é preocupante. Censura é ato autoritário, coisa incompatível com nossa experiência democrática atual. Ditaduras censuram, torturam e matam porque tem medo. Medo de armas e revolucionários, medo de opositores e dissidentes, mas também medo de poetas, músicos e filósofos. Ditaduras não sabem o que é diálogo, a comunicação é apenas de mão dupla: governo manda, povo obedece. Qualquer coisa diferente, deve ser eliminada.
Claro que o governo Casagrande não é uma ditadura. Não manda torturar e nem matar ninguém e duvido que um dia o faça. Mas isso não o impede de apresentar alguns traços autoritários. A censura é um deles. Quando renunciei à presidência e ao mandato no Conselho de Ética,o fiz pela falta de diálogo com o gabinete com o Governador. Em outros órgãos da administração tembém há reclamações de falta de diálogo no governo. Dizem que do Palácio só há boca para ordenar e faltam ouvidos para escutar.
Conheço o governador Casagrande tanto quanto ele me conhece, ou seja, somos praticamente estranhos um para o outro. Mas a imagem que faço dele é incompatível com a de um autoritário. Espero,sinceramente, que estes arroubos de falta de diálogos e censuras (a mim e a qualquer outro) sejam coisa de maus conselheiros ou de desorganização pura e simples. Este governo foi fruto de eleições livres e democráticas, espero que honre esta mesma liberdade e democracia e abra mão de censuras e outros autoritarismos.
A NOTÍCIA A QUE ELE SE REFERE É ESSA - SÉCULO DIÁRIO (que também é censurado no IEMA).

Comentários

  1. Esse senhor não muda mesmo......... Está além do autoritarismo. Está mais para falta de educação e falta de ética, dois itens que não fazem parte do seu vocabulário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário