ADEUS FORNALHAS DO INFERNO!!!

NOTA PÚBLICA

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo – CEDH-ES – vem a público saudar a população capixaba pela derrubada do presídio de Novo Horizonte, na Serra.

A política prisional foi extremamente debatida pela população capixaba que viu falido todo o sistema de segurança do Estado, bem como as condições subumanas a que está submetida à população encarcerada, que ultrapassam os limites do conhecido “microondas”, nome dado às celas metálicas. Este mesmo sistema, que levou o Estado do Espírito Santo à Corte Internacional, ainda não deu conta de solucionar problemas antigos e assim garantir os direitos humanos fundamentais da população capixaba.

A derrubada do presídio é uma conquista da sociedade capixaba, que mostrou seu compromisso com a defesa da dignidade humana e exigiu a superação do lastimável quadro em que se encontrava o sistema carcerário. A luta prossegue, pois a situação ainda não foi superada. Às conquistas já obtidas devem se somar as várias outras, até que o Espírito Santo cumpra a legislação relativa ao tema, especialmente a Lei de Execuções Penais e a Constituição Federal.

Lamentamos que, apesar da participação da sociedade civil no processo liderado pelo CEDH-ES que levou à derrubada do presídio, este Conselho não foi convidado para este importante momento.

Esperamos que isto não seja sintoma de uma visão de governo que desconsidere a importância da participação da sociedade civil e do controle social das políticas públicas que visem assegurar o respeito aos direitos humanos.
Vitória, 16 de maio de 2011.

GILMAR FERREIRA DE OLIVEIRA

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos

Comentários