ESSA O TRABALHADOR DA CESAN TEM QUE SABER

Esclarecimento


O Sindaema esclarece a todos os trabalhadores que ao contrário do que a empresa informou em Comunicado interno, a Cesan não está cumprindo rigorosamente a proposta negociada em reunião na Superintendência Regional do Trabalho realizada no dia 02 de junho. Os trabalhadores em assembléia geral aprovaram o Piso Salarial de R$ 908,20 e não complemento salarial como está posto no contracheque e na cláusula terceira do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012. A nova redação desta cláusula é incompatível com a lógica do Plano de Cargos e Salários e coloca os trabalhadores em situação de risco jurídico. Em nenhum momento o Sindicato pleiteou ou discutiu enquadramento no PCR, o que reivindicamos é piso salarial.
A preocupação fundamental do Sindicato é que a incidência do piso se dê sobre todos direitos – legais, contratuais e regulamentares para prevenir problemas futuros. A única condicionante que a empresa colocou para conceder o piso salarial foi que ele seria aplicado para os novos trabalhadores somente após 90 dias de experiência.
Quanto à complementação por Auxílio Doença ou Acidente de Trabalhado, a Cesan somente decidiu manter a mesma redação do Acordo Coletivo do ano passado após a reunião da última quarta-feira (06) na Superintendência Regional do Trabalho. O mesmo ocorreu com a redação da cláusula da compensação dos feriados que permanecerá a mesma do ACT 2010 /2011.

Quanto à compensação dos dias parados, o Sindicato havia proposto que a compensação ocorresse durante o mês de abril de 2012, desta forma a alegação da empresa que o Sindicato não havia apresentado uma contraproposta é improcedente.

Uma reunião está agendada para a próxima segunda-feira (11), às 17 horas, com o presidente da empresa, Neivaldo Bragatto, a fim de se buscar uma solução para o impasse.

Não é de hoje que a empresa tentar modificar a redação das cláusulas negociadas em mesa - foi assim com a cesta natalina, com o pagamento do adicional de turno.

Uma empresa que possui um Código de Ética, dissemina propostas de modelo de excelência gerencial, ganha prêmios de inovação tecnológica na área de recursos humanos tem o compromisso de agir eticamente com seus trabalhadores.

Comentários