Juventude Negra solicita apoio de Ministra para garantir diálogo com Governo Casagrande

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES participou na noite de segunda-feira (04) de uma reunião, juntamente com outras organizações do Movimento Negro, com a Ministra de Promoção da Igualdade Racial Luiza Bairros, que esteve no estado para participar de atividades da Prefeitura de Vitória e Serra.

O Fórum solicitou o apoio da Ministra para garantir que o Governo Casagrande estabeleça diálogo com o Movimento Negro com vista à implementação da Lei 7.723/04, que institui políticas de promoção da igualdade racial no estado. Segundo Luiz Inácio, Coordenador do Fejunes, o movimento está tentando uma agenda com o Governo desde o início do ano, mas até o momento não obteve nenhum retorno.

“O movimento negro realizou uma assembleia, constitui uma pauta de reivindicação, mas até agora não conseguiu sentar com o Governo para discuti-la. Apesar de o povo negro constituir a maioria da população capixaba, infelizmente o Governo não se mostra aberto para iniciar um diálogo conosco”, destaca o Coordenador do Fejunes.

O Fejunes também cobrou da Ministra ações para o enfrentamento do extermínio da juventude negra em nível nacional. Ela informou que o Governo Federal está construindo respostas para essa questão e destacou que no âmbito da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República algumas ações estão sendo programadas e outras já estão em curso. Citou como exemplo a criação de uma Comissão Permanente no âmbito do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a assinatura de um protocolo com o Ministério da Justiça que prevê diversas ações nesse sentido.

Comentários